FAQ

Veja se sua pergunta já foi respondida na relação abaixo.

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato através do formulário online ou ligando para uma das unidades do Intergraus.

 

- Não há resultado para esse filtro -

Intergraus

Há quanto tempo existe o Intergraus?

R.: O Intergraus ofereceu seus primeiros cursos no 2° semestre de 1980, isto é, funciona ininterruptamente há 35 anos.

Qual é a proposta do Intergraus?

R.: Fornecer ensino de alta qualidade para um número restrito de alunos, visando à máxima aprovação nas escolas superiores mais concorridas.

Onde ficam as unidades do Intergraus?

R.: Você obtém os detalhes da localização e do acesso na aba "unidades", na home page.

Todas as unidades do Intergraus são iguais?

R.: Sim. Hoje, o Intergraus oferece cursos em 5 unidades próprias na cidade de São Paulo, todas geridas pela mesma direção, seguindo a mesma metodologia e a mesma programação de atividades pedagógicas, valendo-se do mesmo material didático e contando com a mesma equipe de professores. O que muda é a localização das salas de aula, para conveniência dos alunos.

Como são as salas do Intergraus?

R.: As salas do Intergraus estão equipadas para turmas pequenas e contam com lousas panorâmicas, carteiras mais espaçadas, equipamento audiovisual eletrônico, condicionamento e filtragem de ar e controle de iluminação, tudo para garantir um excelente aprendizado.

Em que períodos o Intergraus oferece seus cursos?

R.: O Intergraus oferece cursos pela manhã, das 7 às 13 horas (com seis aulas diárias), e à tarde, das 15h às 20h, no máximo (de quatro a seis aulas diárias, dependendo do curso). Aos cursos para Medicina, acrescentem-se mais duas aulas entre as 14h e as 15h30, duas vezes por semana. A maioria das atividades extras acontece entre as 14 e as 16 horas, de modo que tanto os alunos da manhã como os da tarde possam frequentá-las. Quinzenalmente, aos sábados acontecem os simulados e aulas eventuais. Os alunos sabatistas têm acesso ao material didático referentes a essas atividades e podem estudá-los em casa.

O Intergraus oferece cursos noturnos?

R.: Não. Pela qualidade do estudo extraclasse exigido e pelo tipo de aluno que procura o Intergraus, cursos noturnos seriam inviáveis.

Quando começam as aulas?

R.: O início dos cursos varia de ano a ano, conforme a distribuição dos feriados e as datas dos os exames vestibulares. As próximas turmas a iniciar são os Extensivos e Semis do 1º semestre de 2017, conforme a tabela abaixo:
 
Extensivo Regular: 20 de fevereiro de 2017;
Extensivo Medicina: 20 de fevereiro de 2017;
Semi Medicina: 20 de fevereiro de 2017;
Semi GV/Insper: 13 de fevereiro de 2017;
Semi ESPM: 06 de março de 2017;
Semi Mack/Puc: 06 de março de 2017;
Semi Arquitetura: 06 de março de 2017.

Veja aqui a lista atualizada de cursos das nossas unidades

Como se faz matrícula no Intergraus?

R.: O modo mais fácil é acessar a aba Matrícula on-line no site do Intergraus e seguir as instruções.
Caso prefira, pode matricular-se pessoalmente na secretaria de uma das unidades do Intergraus. Lembre-se de trazer um documento de identidade e uma forma de pagamento.

É possível reservar vaga no Intergraus?

R.: A reserva de vaga no Intergraus só acontece com a efetivação da matrícula. Se você está com alguma dificuldade ou precisa urgentemente garantir sua vaga entre em contato com a Secretaria da Unidade em que pretende estudar. A equipe fará o possível para atendê-lo.

Moro no interior ou em outro Estado. Como devo proceder para me matricular?

R.: Preencha o cadastro de aluno na seção de Matrícula on-line no site do Cursinho Intergraus e efetue o pagamento do boleto via Internet banking ou na agência bancária de sua conveniência. Sua matrícula estará efetuada. Caso precise de outros esclarecimentos, informação sobre acomodações ou orientação para chegar às unidades, entre em contato conosco por telefone ou por e-mail.

Posso efetuar a matrícula no Cursinho Intergraus via Internet?

Sim. Basta seguir os passos indicados na seção Matrícula on-line do site do Cursinho Intergraus.

O Cursinho Intergraus oferece descontos ou bolsas de estudo?

R.: Apenas eventualmente, em ocasiões especiais. Pelo número reduzido de alunos por sala, pequena tiragem e constante renovação do material didático, pela remuneração digna do corpo docente de alto nível, pela quantidade de atividades pedagógicas e serviços oferecidos, enfim, pela qualidade de um curso preparatório de primeira linha, o Intergraus não conta com margem suficiente para negociar descontos ou bolsas de estudo em grandes quantidades, como os cursinhos de massa. Em 2016, durante a Campanha de Matrículas Antecipadas, que vai de novembro a dezembro, realizamos 2 Simulados Abertos para concessão de Bolsas por Mérito. A divulgação normalmente é pelo site ou pela nossa Fanpage no Facebook.

Quanto custa estudar no Cursinho Intergraus?

R.: Os preços do Intergraus são calculados em função do número de aulas, da criação e impressão do material didático e das atividades suplementares oferecidas. Por isso, cada modalidade de curso tem um preço diferente. Caso queira conhecer os preços aplicados às próximas turmas, consulte o site do Intergraus, ou entre em contato com uma de nossas unidades.

Posso parcelar o pagamento do meu curso?

R.: Sim, o Cursinho Intergraus não acrescenta encargos financeiros ao pagamento parcelado. O custo total será sempre o mesmo. O número de parcelas depende do mês de sua inscrição. Quanto antes você se matricular (mesmo que seja no ano anterior), menor será o valor de cada parcela, já que elas serão distribuídas em um maior número de meses. A cobrança juros (e de multa) ocorre somente quando a quitação da parcela ocorrer após a data de vencimento expressa no contrato de matrícula.

Aproveite para fazer sua inscrição o quanto antes

Os pagamentos podem ser feitos pela Internet?

R.: Sim. Com sua senha, você gera os boletos no site. Eles podem ser quitados via Internet banking, ou em qualquer agência bancária. Caso prefira, pode efetuar os pagamentos diretamente no balcão da secretaria de sua unidade, com cartão de débito, crédito ou em dinheiro. Em casos excepcionais, a quitação pode ser feita via TED, seguida do envio de e-mail com comprovante para o endereço eletrônico de sua unidade.

Que tipo de aluno procura o Intergraus?

R.: Pela seriedade da proposta pedagógica, pelo renome do curso e até pelo preço, o Intergraus atrai alunos de bons colégios, interessados em estudar com afinco, para serem admitidos nas melhores faculdades. O grupo de alunos que compõe o Intergraus facilita a aquisição de um rico networking, que deverá mostrar-se útil no futuro profissional do estudante.

Há alunos de outras cidades e estados?

R.: Sim. Todos os anos, o Intergraus recebe um significativo contingente de alunos do interior e de outros estados, o que garante que ninguém se sinta deslocado. A secretaria de nossas unidades pesquisa constantemente serviços de acomodação e alimentação nas proximidades, estando apta a indicar os flats, pensionatos, apartamentos, restaurantes, lavanderias e serviços mais confiáveis da região.

Veja a localização de nossas unidades aqui

O Intergraus oferece cursos especiais para quem quer Medicina?

R.: O Intergraus oferece versões apropriadas para Medicina de nossos cursos Extensivo, Turma de Maio e Semi.

Quais as matérias das aulas específicas para quem quer Medicina?

R.: Os alunos inscritos no Extensivo Medicina, no Maio Medicina ou no Semi Medicina têm aulas adicionais sobre temas chaves de Português (Redação e Análise Verbal), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. O domínio de tais temas garante maior competitividade nos exames.

O Intergraus tem tradição na GV?

R.: O Intergraus prepara para os vestibulares da FGV-SP desde sua fundação, em 1980. Ao longo do tempo, esse vestibular sofreu inúmeras alterações (entrando e saindo da FUVEST, por exemplo). O Intergraus ajustou-se prontamente a todas elas, garantindo resultados uniformemente significativos todos os anos. Quem se informar na própria FGV certamente terá as melhores referências do Intergraus.

Para realizar sua inscrição no cursinho focado em GV/Insper, clique aqui.

Como é o Semi para Administração GV ?

R.: O Semi GV/Insper é um curso com grande carga horária de Matemática (Matemática Financeira e Raciocínio Matemático), Português, História, Geografia, Atualidades e Inglês, de modo a atender às exigências específicas do exame da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

No segundo semestre, os alunos que estão concluindo o ensino médio têm uma opção, que garante mais disponibilidade de tempo, no Compacto GV/ESPM.

Como o Intergraus prepara os candidatos aos outros cursos da FGV: Economia e Direito?

R.: O vestibular para esses dois cursos da FGV acontece somente uma vez ao ano, entre novembro e dezembro, e cada um tem características próprias. Os candidatos à Economia GV devem cursar o Extensivo, o Turmas de Maio ou o Semi Total, porque o exame de Economia contempla os mesmos conteúdos que os demais grandes vestibulares (como a Fuvest).
Já para o exame da Direito GV, há aulas de Artes Plásticas, Música, Livros e Cinema, e um curso de Dinâmica de Grupo, específico para a prova oral da 2ª Fase, ministrado por uma especialista com grande prática no mercado corporativo.

Alunos de fora do Intergraus também podem se inscrever para assistir às aulas específicas para Direito GV.

O Intergraus prepara para o Insper (antigo Ibmec São Paulo)?

R.: Uma das vantagens de cursar o Semi GV/Insper no Intergraus é que os alunos que se preparam para a FGV também ficam habilitados para a prova do Insper, e vice-versa.

Existe um curso específico para a ESPM?

R.: Sim; devido às suas peculiaridades, o exame para a ESPM merece um Semi especialmente dedicado. O Semi ESPM é ministrado duas vezes por ano, a cada semestre. O curso dá muita ênfase a matérias como Português, Atualidades e Matemática. Em História e Geografia os conteúdos são restritos ao exigido pela prova. O curso de Redação merece destaque, ao ir ao encontro do rigor com que a ESPM-SP trata essa disciplina. Não há Química, Física ou Biologia, matérias há muito retiradas do exame. Uma revisão final completa a preparação. No 2º semestre, os alunos que estão concluindo o colégio têm ainda uma opção no período da tarde: o Compacto ESPM, um curso intensivo de apenas dois meses.

Veja a lista atualizada de cursos de nossas unidades clicando aqui

Há um curso para quem quer prestar o Mackenzie no meio do ano?

R.: Em fevereiro começa o Semi Mack/PUC, um curso voltado para as particularidades desses exames. Há grande carga de matérias de humanas e são abordados alguns tópicos de Gramática e de Matemática que só a prova do Mackenzie costuma exigir. Especificamente para os candidatos a Arquitetura, sugerimos que  optem pelo Semi Arquitetura, que inclui Linguagem Arquitetônica(L.A.) e Desenho Geométrico, indispensáveis para a aprovação nessa carreira.

Veja a lista atualizada de cursos de nossas unidades clicando aqui

Qual o curso mais indicado para os “vestibulares de inverno”, como o da PUC?

R.: Devido ao seu conteúdo abrangente, o Semi Mack/PUC é indicado para os candidatos ao Mackenzie, à PUC, Unesp, Faap e a outras instituições que realizam provas de meio de ano. Por essa flexibilidade, o Semi Mack/PUC também é uma boa alternativa para os alunos que, no início do ano, ainda não se tenham decidiram quanto a carreira ou faculdade. Outra opção é inscrever-se no Extensivo e "tentar a sorte" no meio do ano. Mesmo sendo um curso anual, o Extensivo sempre apresenta excelentes resultados nos exames de inverno.

Veja a lista atualizada de cursos de nossas unidades clicando aqui

Quais são os cursos Semi do 2º Semestre?

R.: Além das turmas para vestibulares específicos, o Semi GV/Insper e o Semi ESPM, o Intergraus oferece o Semi Total, que é um curso abrangente e orientado para os principais vestibulares de final de ano, como a Fuvest, PUC, Unicamp, Mackenzie e o ENEM. Você também pode optar pelo Semi Arquitetura, que é o Semi Total acrescido dos cursos de Desenho Geométrico e de L. A. (Linguagem Arquitetônica), ou pelo Semi Medicina, que além do curso regular de segunda a sexta-feira, tem mais aulas especiais em dois dias da semana.

Veja  aqui a lista atualizada dos cursos das nossas unidades

Existe “intensivão” no Intergraus?

R.: Sim, o equivalente no Intergraus são os Compactos, cursos no formato modular, em que cada aula (dupla) abrange um assunto completo. Os módulos são compostos de uma breve apresentação teórica, seguida de exercícios para fixação do conteúdo e treinamento para os exames. Por serem "fechados," mesmo que você perca um módulo, isso não o impedirá de aproveitar o seguinte.Os Compactos do Intergraus são mais completos do que uma revisão e mais extensos que os "intensivões" de outros cursinhos. Para os alunos que ainda estejam frequentando o ensino médio, o formato modular permite que faltem uma vez ou outra, sem perder o fio da meada.
Você escolhe, entre três opções, o curso voltado para o vestibular que lhe interessa: Compacto Fuvest,que visa os grandes exames de final de ano, Compacto ESPM e Compacto GV. Devido às semelhanças com outros vestibulares, os dois últimos também são indicados para a Cásper Líbero e para o Insper, respectivamente. Os Compactos do Intergraus começam em meados de setembro.

Veja a lista atualizada de cursos de nossas unidades clicando aqui

Para quem é indicado um Compacto?

R.: Especialmente para os alunos que estão concluindo o ensino médio e querem reforçar sua preparação no Intergraus. Para viabilizar a frequência de alunos que tenham aulas pela manhã e no começo da tarde em seus colégios, todos os Compactos são oferecidos no horário da tarde, das 15h às 20h.

Veja a lista atualizada de cursos de nossas unidades clicando aqui

Que tipos de apoio extraclasse o aluno encontra no Intergraus?

R.: Muitos: Orientação Individualizada de Estudos, Oficinas de Apoio (resolução de dúvidas), Treinamento Básico em Matemática, Física e Química, Simulados com correção ao vivo, Redação Assistida, Palestras de Geopolítica, Painéis de Notícias, cursos de Apoio ao Inglês, de Linguagem Arquitetônica, Desenho Geométrico, de Revisão para o ENEM e Treinamento para Dinâmica de Grupo (2a. fase da Direito GV), Treinamento para MME (prova de mini-entrevistas da Medicina Einstein), Palestras Multimídia sobre Cultura Brasileira e completa infraestrutura de informação e orientação para a inscrição nos vestibulares. E, é claro, o atendimento de funcionários e professores atenciosos e sempre disponíveis para ajudar.

Como funciona, na prática, a Orientação Individualizada de Estudos?

R.: Caso não consiga organizar-se para estudar em casa, encontre dificuldade em uma disciplina, esteja perdendo a motivação, ou mesmo necessite de esclarecimentos sobre escolha profissional, o candidato pode consultar o Orientador de Estudos: um professor especializado, que pode auxiliar cada aluno do Intergraus individualmente. É só agendar o horário da entrevista na secretaria. Caso queiram,os pais, ou reponsáveis também podem solicitar atendimento.

Sinto dificuldade em Redação. Que apoio terei?

R.: No horário regular, o aluno do Intergraus conta com as aulas de redação sobre temas analisados na apostila e discutidos em classe. Se o aluno sentir necessidade, dispõe da atividade de Oficina de Redação, durante a qual escreve seu texto sob a supervisão e orientação do professor de redação. O aluno pode participar dessa atividade quantas vezes achar necessário, até sentir-se confiante para redigir sozinho. Todas as redações são devolvidas - corrigidas e comentadas - na semana seguinte. Outro diferencial deste trabalho é que o aluno pode, se desejar, produzir seu texto conforme o modelo de vestibulares dos nossos cursos específicos: FGV, ESPM ou Mackenzie, por exemplo.

Meu Inglês é fraco. O que posso fazer?

R.: A prova de Inglês dos vestibulares atuais consiste, quase exclusivamente, na interpretação de textos extraídos de revistas, jornais e sites de Internet naquela língua. Alguns alunos, no entanto, encontram dificuldade para ler os textos originais em inglês analisados no curso regular. Para eles, o Intergraus oferece o Curso de Apoio ao Inglês, que os conduz a desenvolver a habilidade de leitura naquela língua. A vantagem do Curso de Apoio ao Inglês em relação às aulas de escolas de idiomas é que, nele, o foco é sobre a compreensão da leitura e não na conversação (afinal, conversação não cai nos exames!).

Estudei no Exterior e não tive alguns conteúdos do Ensino Médio. Consigo acompanhar o curso?

No início do Extensivo, o Intergraus oferece Cursos Básicos de Nivelamento em Matemática, Física e Química a todos aqueles a quem faltam alguns fundamentos nessas matérias. Esses programas são recomendados também aos que fizeram uma temporada do ensino médio em outro país, ou cursaram, no Brasil, escolas que adotam currículos internacionais. A esses alunos, também é sugerido solicitar um acompanhamento pessoal com o Orientador de Estudos.

Quando e como acontecem as avaliações?

R.: A cada três semanas, em média, às geralmente aos sábados, vão-se intercalando simulados de testes (questões objetivas) e simulados escritos (questões dissertativas). Aos sábados, os alunos do Extensivo, das Turmas de Maio, do Semi Total e do Compacto Fuvest são livres para escolher o período mais adequado para se submeter às provas: pela manhã ou à tarde, independentemente do horário em que estejam matriculados. Os alunos do Semi GV/Insper, Semi ESPM, Semi Mack/PUC e Compacto ESPM/GV realizam simulados no período da manhã e, devido a particularidades desses exames, às vezes em período integral.

Posso responder aos simulados em casa?

R.: Pode, mas não deve. Os simulados levam esse nome por simular um exame real, no conteúdo e na forma. É muito diferente você responder 90 questões em casa, ao longo do fim de semana, e resolvê-las em cinco horas, sob vigilância constante, tendo de se lembrar de economizar tempo para transferir suas respostas para o cartão adequado. Existem estudos que demonstram que até 50% do resultado obtido numa prova dependem de quão familiarizado se esteja com o tipo e as circunstâncias do teste; os outros 50%, é claro, dependem do domínio que se tem do assunto. Além disso, comparecendo aos simulados, o aluno fornecerá ao Intergraus informações precisas sobre seu desempenho. Elas serão usadas para ajudá-lo, caso necessário.

Todo mundo fica sabendo da minha nota?

R.: Não. Somente o aluno conhece sua nota nos simulados, além de sua classificação dentro do grupo. O mesmo vale para as notas de Redação.

Como os pais podem acompanhar o desempenho dos alunos?

R.: Os pais ou responsáveis podem obter os resultados dos simulados e das redações com a secretaria da unidade, via telefone ou e-mail. Ou, caso queiram discutir outras particularidades do desempenho do aluno, agendar uma entrevista pessoal ou pelo telefone com o Orientador de Estudos.

É possível eu ficar estudando no Intergraus quando não estou em aula?

R.: Há salas partilhadas e cabines individuais disponíveis para o aluno que deseje aproveitar as instalações do Intergraus no horário de funcionamento do curso, inclusive aos sábados e durante as férias escolares.

O Intergraus oferece apoio na hora das inscrições para os vestibulares?

R.: Todo o apoio necessário. À medida que as instituições de ensino superior publicam seus editais de exame, o Intergraus disponibiliza as informações relevantes na circular interna, nos murais e nas redes sociais. Há funcionários especializados na orientação do preenchimento da documentação e na organização do calendário de provas. Os alunos do Intergraus também dispõem de rede de wifi e de pontos de internet nas unidades para efetuar inscrições em vestibulares ou no Enem.