Gabarito e provas anteriores da FUVEST (1ª e 2ª fase)

Está aberta a temporada de provas para um dos vestibulares mais concorridos do Brasil: a FUVEST. Para o ano letivo de 2016, foram, ao todo, 142.721 candidatos inscritos para o vestibular que seleciona estudantes para as vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Para realizar as provas, os candidatos devem apresentar Documento de Identidade (RG) original e levar caneta esferográfica azul ou preta.

Atenção: Os selecionados para a 2ª fase do vestibular deverão levar uma foto recente 3x4 para entregar ao fiscal de sala, assim que solicitado.

 

Primeira fase

A primeira fase do vestibular da FUVEST acontece no domingo, dia 29 de novembro de 2015, às 13h – os portões serão abertos às 12h30.

A prova, composta de 90 questões de múltipla escolha, terá cinco horas de duração total. Nessa fase, o candidato terá de mostrar seus conhecimentos em Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Química, com conteúdos do núcleo comum e obrigatório do Ensino Médio. Os detalhes para estudo de cada disciplina podem ser consultados no Manual do Candidato, em Programas.

As questões interdisciplinares dessa primeira fase do vestibular buscam testar o conhecimento geral de cada candidato, independentemente da opção de carreira.

O resultado será divulgado no dia 21/12/2015. Somente os candidatos com aproveitamento superior a 30% - correspondente a 27 acertos das 90 questões totais – serão aprovados para a segunda fase do vestibular.

 

Segunda fase

A segunda fase do vestibular da FUVEST acontece em três dias diferentes:

10/01/2016 (domingo): Português e Redação

11/01/2016 (segunda-feira): História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês

12/01/2016 (terça-feira): Prova de acordo com a opção de carreira

Todas elas, porém, acontecem no mesmo horário: às 13h, com abertura dos portões também às 12h30.

As três provas discursivas dessa segunda fase do vestibular são distribuídas da seguinte forma:

  • Primeira prova: tem duas partes, valendo 50 pontos cada uma. As dez questões de Português da primeira parte envolvem compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é composta pela Redação, que tem caráter dissertativo-argumentativo.
  • Segunda prova: aqui, são 16 questões sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. A prova vale 100 pontos.
  • Terceira prova: composta de 12 questões sobre duas ou três disciplinas, dependendo da carreira Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas; para três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Algumas carreiras ainda exigem uma prova de Habilidades Específicas, que pode ou não ser antecipada e realizada em um ou mais dias, dependendo da opção de carreira.

 

Para essa fase, espera-se que o candidato tenha, além dos conhecimentos básicos em todas as disciplinas, conteúdo mais aprofundado naquelas diretamente ligadas ao curso pretendido.

O candidato terá quatro horas para realização de cada uma das três provas discursivas dessa fase.

Na Redação, serão avaliados três quesitos:

  1. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
  2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
  3. Correção gramatical e adequação vocabular

Para cada um dos três aspectos, será atribuída pontuação de 1 a 5, dependendo do desempenho do candidato no respectivo aspecto. Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados, respectivamente, por 4, 3 e 3, obtendo-se, assim, uma nota ponderada para a redação, que irá variar entre 10 e 50 pontos.

Para ver a lista de obras literárias obrigatórias e as provas anteriores com resolução, basta clicar no banner abaixo.

 

Kit Vestibular FGV