Gabarito e provas anteriores do Insper (Administração, Economia e Engenharia)

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa oferece cursos de graduação em Administração, Economia e Engenharia. As provas para o Processo Seletivo referente ao primeiro semestre de 2016 acontecerem no domingo, 08 de novembro de 2015.

 

Administração e Ciências Econômicas

Ao todo, foram 225 vagas para os interessados em cursar graduação em Administração ou Ciências Econômicas em 2016. A seleção foi feita por meio do Exame Vestibular e dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com vagas específicas destinadas a cada uma das opções.

 

A prova. Munidos de documento de identificação original com foto, protocolo de inscrição e comprovante de pagamento, os candidatos realizaram a prova durante sete horas, distribuídas em duas etapas:

 

  • Manhã – das 8h às 12h: Análise verbal e redação

Em Análise Verbal em Língua Portuguesa o programa de prova do Insper exigiu do candidato a capacidade de ler, entender e refletir sobre informações, situações problema e questões de textos contínuos ou não contínuos - charge, tabela, diagrama, gráfico etc. Aqui, foram 30 itens com peso de 30%, em uma prova objetiva de múltipla escolha.

A parte de Comunicação Escrita (Redação) teve peso de 20% e pretendia avaliar no candidato a capacidade de planejar e redigir um texto argumentativo fazendo uma crítica ou a defesa dos temas propostos. Aqui, observou-se o uso correto da ortografia e da gramática vigentes, além da correta expressão da norma culta. Essa parte discursiva da prova foi composta por duas dissertações em prosa com, no mínimo dez e, no máximo, 30 linhas cada uma.

 

  • Tarde – das 14h às 17h: Análise quantitativa e lógica

A parte de Análise Quantitativa e Lógica avaliou a capacidade de representar formal ou intuitivamente uma situação-problema de natureza quantitativa, geométrica, algébrica e/ou lógica, usando a linguagem da matemática elementar ou da lógica-matemática. O peso total foi de 50%, e também se contemplou a capacidade de compreender o papel da lógica e da matemática para resolver problemas cotidianos em que se aplicam. Essa parte da prova também foi objetiva com questões de múltipla escolha.

O programa completo das habilidades a serem avaliadas nas provas pode ser consultado no Edital 2016, página 13.

A publicação dos resultados para os candidatos convocados pelo Exame Vestibular foi realizada em 25 de novembro de 2015. Já para os candidatos que concorrem com as notas do ENEM, a divulgação será feita em 19 de janeiro de 2016.

O calendário completo com as datas para a segunda chamada e os períodos para matrícula também podem ser acessados no Edital 2016, página 24.

 

Engenharias

O Processo Seletivo para os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica foi realizado em duas fases: a primeira por meio do exame vestibular ou dos resultados do ENEM; e a segunda fase por meio de exame oral.

  • Manhã – das 8h às 10h30: Redação

Foram exigidos dois textos para avaliar a capacidade de planejar e redigir um texto argumentativo, baseado nas mesmas normas já descritas anteriormente.

 

  • Tarde – das 13h às 18h: Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza

Para esse prova de múltipla escolha, os candidatos foram avaliados quanto às habilidades descritas na matriz do ENEM, publicada pelo Ministério da Educação no link.

 

A Segunda fase ocorre entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2016, com datas e horários pré-agendados pelos candidatos. Serão avaliados três grupos de habilidades, durante Dinâmica de grupo:

  1. Capacidade de comunicação assertiva, apresentação de argumentos e escutar argumentos dos outros participantes
  2. Capacidade de mobilização de pessoas construindo relacionamentos e buscando convergência no trabalho em equipe, assegurando a participação coletiva
  3. Capacidade de pensar criticamente, identificando fenômenos, levantando e testando hipóteses, analisando argumentos.

Nessa fase, os candidatos serão avaliados a partir de sucessivas discussões com base em temas pré-estabelecidos e com duração de sete minutos cada.

Os resultados da Primeira chamada saem dia 17 de dezembro de 2015 para os candidatos do Exame Vestibular e no dia 28 de janeiro de 2016 para a seleção via ENEM. A divulgação da lista da Segunda chamada acontece em 26 de janeiro de 2016.

Para se preparar para as provas o candidato pode acessar os últimos gabaritos e refazer os exames passados. Clique no banner abaixo para fazer download das provas anteriores e resoluções.

 

vestibular-insper