Gabarito e provas anteriores da PUC-SP

Acontece no domingo, 06 de dezembro de 2015, às 14h, a prova para os candidatos interessados em cursar uma das graduações oferecidas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O Vestibular Verão 2016 para ingresso na faculdade é composto por uma prova com 81 questões de múltipla escolha e uma redação.

Tradicional universidade da capital, a PUC-SP, está classificada como a melhor universidade privada do país em qualidade de ensino pelo segundo consecutivo, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF).

 

Sobre a prova

O candidato interessado em frequentar um dos cursos de graduação oferecidos pela PUC-SP terá de passar por um prova com 81 questões de múltipla escolha e uma redação.

Na prova serão avaliados conteúdos e habilidades nas áreas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. As nove questões para cada disciplina compreendem o conteúdo do Ensino Médio e buscam avaliar a formação geral do candidato construída ao longo dos anos de estudo.

Em resumo, os conteúdos a serem avaliados em cada uma das disciplinas compreendem:

  • Língua Portuguesa: gramática, literatura brasileira e portuguesa e realidade atual.
  • Língua Inglesa: aqui, será avaliada a capacidade de compreensão e leitura, por meio de textos extraídos de jornais e revistas com assuntos sobre atualidade.
  • Geografia: entre outros conteúdos, estarão em análise a capacidade de leitura e interpretação de mapas, gráficos, tabelas e a interpretação do espaço geográfico brasileiro e mundial.
  • História: as questões dessa área não pretendem avaliar a capacidade de memorização de datas, personagens ou fatos históricos, mas o pensamento e a reflexão histórica das diferentes abordagens do processo.
  • Matemática: será avaliado o domínio de conceitos básicos da área, assim como a habilidade de análise e utilização de tais conhecimentos.
  • Física: as questões de Física buscam avaliar a compreensão dos conceitos básicos relacionados ao programa, assim como a capacidade de relacioná-los e aplicá-los a situações da vida cotidiana - muito mais do que a simples memorização de fórmulas.
  • Biologia: a compreensão e a análise dos processos biológicos, bem como a capacidade de inter-relacionar esses processos serão questões avaliadas nessa área.
  • Química: compreensão e interpretação de dados e conceitos da área capazes de auxiliar na resolução de problemas.

No Manual do Candidato, em Programa das Provas (página 27), você pode consultar o conteúdo completo para estudo de cada disciplina.

As obras literárias de leitura obrigatória para o vestibular da PUC-SP são:

  • A Cidade e as Serras (Eça de Queirós)
  • Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  • Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)
  • Vidas Secas (Graciliano Ramos)

 

O local para realização das provas pode ser consultado no link www.vestibular.pucsp.br. No dia do exame, os candidatos deverão apresentar um documento original com foto e levar caneta esferográfica azul ou preta. Os resultados para a primeira chamada serão divulgados no dia 16/12, às 17h.

Você pode se preparar para o processo de seleção deste ano acessando as provas dos vestibulares anteriores clicando no banner abaixo.

 Vestibular PUC